Abertura da Semana da Pátria 2017.

Data de Publicação: 01/09/2017

Em 1º de setembro do corrente, procedeu-se com a abertura da Semana da Pátria 2017, no Município de Paulo Bento. A solenidade deu-se na praça da Matriz da igreja Sagrado Coração de Jesus e contou com a presença dos estudantes das Escolas Municipais e Estadual, funcionários da Prefeitura e Comunidade em geral, para o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Na oportunidade do vice - prefeito Moisés Schillo colocou aos presentes da importância valorizarmos o nosso país, entoarmos com orgulho o Hino Nacional e também frisou que as nações com graus elevados de desenvolvimento cultuam respeitosamente as suas respectivas pátrias. Finalizou a sua fala, salientando que as pessoas ocupantes de cargos públicos são passageiras, e o país permanece. A Semana da Pátria de Paulo Bento, vai do dia 1º à 07 de setembro de 2017, com Desfile Cívico.

No ano de 2017, a temática da Semana da Pátria a nível Nacional, homenageará o médico sanitarista Oswaldo Cruz e a nível estadual o foco será os 70 anos da Chama Crioula e os 80 anos da corrida do Fogo Simbólico pelo Rio Grande do Sul. Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em 1872, na cidade de São Luis de Paraitinga, no estado de São Paulo. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e realizou especialização em microbiologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Implantou medidas sanitárias visando combater a febre amarela, foi diretor do Instituto Soroterápico Federal, posterioramente nominado Instituto Oswaldo Cruz, em 1912 é eleito para a Acedemia Brasileira de Letras. A Fundação Oswaldo Cruz conta com mais de 300 pesquisadores, que realizam um importante trabalho para a ciência no nosso país.

O Fogo Simbólico no Brasil teve como inspiração os Jogos Olímpicos de Berlin 1936, onde a Tocha Olímpica foi um agente unificador do povo alemão, nos moldes dos jogos gregos. No Rio Grande do Sul, a Corrida do Fogo Simbólico foi o resultado de uma apropriação e da representação dos elementos históricos e culturais adquiridos durante os Jogos de Berlin.