Audiência Pública do Plano Municipal de Cultura

Data de Publicação: 22/08/2018

Na noite de 21 de agosto de 2018, nas dependências do Plenário da Câmara Municipal e Vereadores de Paulo Bento, foi realizada Audiência Pública para a apresentação e aprovação do Plano Municipal de Cultura, com vigência decenal.

O Presidente do Conselho Daniel Marin realizou a apresentação do Plano Municipal de Cultura, colocando a respeito das três dimensões culturais: simbólica: o Município é rico em diversidade cultural, haja vista que foi fruto do recebimento de várias etnias européias que formaram e amalgamaram o nosso povo; e deixaram marcas nas tradições, modo de vida, costumes e culinária; há também a forte influência da cultura gaúcha, muito presente na população; cidadã: o Poder Público Municipal, vem agindo no intuito de socializar e dinamizar a construção de uma plataforma de políticas culturais, com vistas a garantir o acesso à cultura para toda a sua população; são incipientes ainda os projetos nesta área, mas tendem a se efetivar e ampliar, com a estruturação do Departamento da Cultura e fortaslecimento do Conselho Municipal de Política Cultural; econômica: inexiste ainda no Município, uma cadeia produtiva que esteja assentada na sua base solidificadora na produção cultural.

Os segmentos culturais e linguagens artísticas no Município compreendem a cultura gaúcha e européia. As manifestações personificam-se na atuação dos CTGs, Jantares Típicos e Festa dos Imigrantes.  É expressamente importante a cultura em Paulo Bento, tanto do ponto de vista social como do econômico. No aspecto social, a convivência e o lazer, além da preservação das tradições e costumes, e no aspecto econômico a possibilidade de incrementar dividendos para os envolvidos e consequentemente o aumento da arrecadação do Município. O Plano Municipal de Cultura de Paulo Bento foi concebido em alinhamento e concordância com o Plano Nacional de Cultura (PNC), no que tange ao seu escopo básico e as metas, estratégias e ações propostas no documento.

Foi realizada a exposição a respeito das metas e estratégias pertinentes ao Plano a serem executadas nos próximos anos. Por final a Servidora da Prefeitura Dolores Maria Gaidarji, fez a apresentação do Projeto para a ,construção do Anfiteatro Municipal. O Vice Prefeito Moisés Schillo encerrou a Audiência Pública destacando a importância da  área da Cultura para Paulo Bento.

A Audiência Pública contou com a participação da Comunidade paulobentense, Professores do Sistema Municipal de Ensino, Professores e alunos do ensino médio da Escola Estadual Cel. Raul Barbosa, Conselheiros Municipais de Cultura, Secretários, Vereadores e Servidores do Município.

Link para acesso ao Documento do Plano Municipal de Cultura a ser encaminhado para o Legislativo: http://paulobento.rs.gov.br/uploads/downloadarquivoscontroller/70/upload20180822160717.pdf .