Audiência Pública do Plano Municipal de Educação

Data de Publicação: 26/06/2017

No dia 24 de junho do corrente realizou-se Audiência Pública nas dependências do Centro Multifinalitário Professor Arnaldo Piovesan, para a divulgação dos resultados do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Na oportunidade estiveram presentes os Membros do Fórum Municipal de Educação, Conselho de Educação, Executivo e Legislativo Municipal, Servidores da Secretaria de Educação, Professores do Sistema Municipal de Ensino, Pais dos alunos e Comunidade em geral. Realizou a abertura da Audiência a Secretária Municipal de Educação Valquíria Barbosa Cruz, que resaltou a importância do Plano Municipal de Educação para Paulo Bento, um vez que ele dá o panorama da Educação no atua momento, e traça as metas propostas para o próximo decênio. Em seguida passou a palavra ao Presidente do Conselho Municipal de Educação e Membro da Coordenação do Plano Daniel Marin, que expôs as temáticas. Abordou inicialmente com um breve relato a respeito das etapas percorridas na construção do Plano, que ocorreu de forma coletiva envolvendo vários atores da Sociedade. Realizou as colocações a respeito da avaliação e monitoramento do Plano, obedecendo ao preconizado no Caderno de Orientações do Ministério da Educação. Cabendo a Equipe Técnica anteriormente instituída, a fim de organizar os trabalhos em concordância com a ficha de monitoramento, sob a forma organizativa e cronológica das metas mensuráveis. Definindo os indicadores e as fontes para cada meta de forma específica, traçando o seu alcance de forma gradativa. Na etapa avaliativa do Plano para cada uma das vinte (20) metas, realizou-se a contextualização, elencando a sua relevância para o Município, as suas respectivas estratégias e sistematizações dos dados por meio de gráficos explicativos, analisando e trazendo a luz os resultados alcançados, finalizando com a conclusão e as recomendações necessárias. Os dados para realizar o relatório, foram advindos da Secretaria de Educação, Censo Escolar e web site PNE em Movimento http://pne.mec.gov.br/ . A audiência contou com a massiva participação a Comunidade de Paulo Bento.