Paulo Bento lança o PAA

Data de Publicação: 23/01/2018

Programa de Aquisiçao de Alimentos (PAA)

Nas dependências do CRAS de Paulo Bento, estiveram reunidos o Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Assistência Social, Comissão Gestora do Programa, Conselho Municipal de Assistência Social, equipe técnica do CRAS e de projetos do município, agricultores e representantes das entidades beneficiadas, na manhã do dia 23, para efetuarem o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA no município.

O Prefeito Municipal, Senhor Pedro Lorenzi, fez a abertura, acolhendo os presentes, destacou na sua fala a importância do programa para o município, enfatizando que é uma transferência de renda direta ao produtor uma vez que o pagamento dos produtos será via cartão magnético, via governo federal, além de serem produtos da agricultura familiar com sabida qualidade de procedência. Frisou também que o recurso do governo federal ficará no âmbito do município beneficiando os agricultores e além das entidades beneficiarias, que são: Escola Estadual Cel. Raul Barbosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo, Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

Em seguida o Coordenador Municipal do Programa, Senhor Daniel Marin, abordou as questões especificas do programa tais como: mecanismos de funcionamento do programa; o processo de montagem das planilhas de aquisição que foram submetidas a coordenação estadual, que é gerida pelo Departamento de Cooperativismo – DCOOP, do Programa de Compras Institucionais, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – SDR, endossando as colocações do prefeito, no que tange a relevância do programa, como uma forma de incrementar qualificadamente a alimentação escolar e dos usuários do CRAS.

O Secretário Municipal de Assistência Social e gestor do Programa no município, Senhor Jucimar Daniel Zinkiewicz, colocou que iniciativas como estas incentivam a permanência do agricultor no campo, tendo esse programa como uma fonte de renda, incentivando a diversificação da produção.

O chefe do escritório municipal da ASCAR/EMATER, Senhor Murilo Correa Marcon, apresentou a planilha com valores pactuados de cada produto para a entrega, juntamente com o que cada um fornecerá. Efetuou colocações da significância do PAA para a agricultura do município.

As entregas dos produtos serão feitas a partir de março/18, semanalmente, em local que ainda está sendo estruturado pelo município e encaminhado para cada entidade, de acordo com suas respectivas solicitações, que serão realizadas de acordo com o pactuado.

Para o Município de Paulo Bento, foi conveniado o valor anual de até R$ 100.000.00, subdivididos em no máximo R$ 6.500,00 por agricultor familiar/produtor, anualmente, beneficiando ao menos 16 famílias de agricultores familiares do município. Os recursos que as diversas entidades usam atualmente para a compra desses alimentos, com a adesão, poderão ser destinados para outras necessidades.