Paulo Bento tem sucesso em mais um Curso de Plantas

Data de Publicação: 19/04/2018

Parceria entre o SENAR, ASCAR/EMATER e Secretaria Municipal de Assistência Social para a viabilização de curso sobre plantas.

Nos dias 16 e 17 de abril realizou-se a 3º Edição do curso de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, na sede da comunidade de São João Giaretta. O curso foi realizado em parceria com o SENAR, ASCAR/EMATER e Secretaria Municipal de Assistência Social. Ministrou o curso a professora Sandra Rigo, onde na oportunidade falou sobre o uso das diversas plantas no cotidiano familiar, aproveitando a diversidade e valorização botânica que cada participante possui em sua casa, os benefícios de cada planta que deve ser preservada como patrimônio botânico, juntamente com os saberes populares. Foram produzidos hidrolatos, destacando o de Pitanga como forma de incentivar a preservação de arvores medicinais e aproximar as agricultoras das plantas, Sabonetes, e alcolatura. As participantes também tiveram a oportunidade de realizar trocas de mudas de plantas, proporcionando assim o aumento da biodiversidade entre cada participante. Atualmente o Sistema Único de Saúde já dispõe de legislação especifica que normatiza a utilização das terapias complementares, onde a fitoterapia integra as 17 novas práticas. Por meio deste e outros projetos, com as parcerias realizadas, se fortalece cada vez mais a disseminação e troca de conhecimentos, favorecendo assim a melhoria na qualidade de vida da população.