Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Prefeitura Municipal Decreta Luto Oficial

Data de Publicação: 29/08/2017

Município de Paulo Bento decreta luto oficial.

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Em razão do passmento da Professora Maria Ruth Barbosa Cruz a Prefeitura de Paulo Bento decreta Luto Oficial de três (03) dias. 

  • Considerando sua existência dedicada ao próximo...

  • Considerando sua vida doada à arte de ensinar... de liderar... de fazer, sob a aura da simplicidade, da honestidade e da verdade...

  • Considerando sua participação decisiva na construção da história do nosso Município, terra que amou por uma vida...

  • Considerando o legado alicerçado na fé e crença “de que tudo é possível de fazer” para o bem comum, servindo de exemplo para esta e futuras gerações paulobentenses... 

 

.....Breve Histórico.

A participação de Maria Ruth Barbosa Cruz na Comunidade de Paulo Bento foi extremamente relevante e rendeu frutos bons e prodigiosos para a nossa população. Professora de uma gama significativa de habitantes desta localidade, não se restringiu apenas ao exercício deste importante ofício. Participou ativamente da vida comunitária de Paulo Bento, seja como presidente do Arsenal Futebol Clube, onde no período de sua gestão foi edificada a sua atual sede, bem como na construção da Capela Mortuária. Foi de Ruth a solicitação para o calçamento nas primeiras ruas do então Distrito de Paulo Bento, obra esta executada pelo Município de Erechim, nos idos dos anos 90.

Teve participação destacada no processo emancipacionista de Paulo Bento, na década de 90, indo diversas vezes para Porto Alegre e Brasília, intuindo pleitear pela emancipação político administrativa da nossa Comunidade. Indubitavelmente não podemos deixar de considerar que este Município existe e se desenvolve hoje, por motivo do seu empenho e labuta para a sua criação. É fruto sim do empenho de Dona Ruth, superando os diversos obstáculos que se apresentaram como deveras intransponíveis, mas que com sua capacidade de superação e esperança, auxiliou a superar levantando a bandeira da emancipação de Paulo Bento.   

Maria Ruth deu sua contribuição também no campo da política, tendo concorrido à vereadora pelo Município de Erechim, ensejando representar a mulher e o então Distrito de Paulo Bento no legislativo erechinense. Concorreu ao cargo de Prefeito na primeira eleição de Paulo Bento. Foi eleita vereadora deste Município na legislatura 2005/2008, entretanto neste período assumiu a Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, deixando o seu legado na área que tanto lhe aprazia, principalmente na educação e cultura. E na sua gestão como Secretária é que teve início e fim as obras de construção da Escola de Educação Infantil Monteiro Lobato, a instalação da Biblioteca Pública Érico Veríssimo, o incentivo inveterado ao Turismo Regional e a conclusão do Ginásio Multifinalitário Professor Arnaldo Piovesan. É importante ressaltarmos que com relação à Cultura, foi a Dona Ruth de doou do seu acervo pessoal a maioria das peças que se encontram no Museu Municipal e compõe a coleção. Especificamente no tangente a Educação Infantil, no seu período como Secretária que se deu a implantação desta modalidade de Ensino do Município, a fim de atender as crianças.

Dona de uma cultura vasta, sempre prezou pela educação em todos os seus âmbitos e sentidos, tinha grande paixão pela Literatura de um modo muito íntimo, sendo uma assídua leitora. Era conhecedora aprofundada de livros clássicos da Literatura Brasileira e apregoava que a educação era o caminho para mudar as pessoas, na construção de um mundo melhor, e a leitura como uma vital ferramenta para potencializar todo este conhecimento. Prezava muito pela educação das pessoas, bem como a prática incansável da caridade com os menos favorecidos e excluídos da sociedade. Sua capacidade reflexiva e questionadora brotava de um intelecto inquieto e que sempre buscava conhecer mais, sobre a cultura, as pessoas, não se acomodou em nenhum momento de sua vida. Sendo o seu pensamento: “Tudo é efêmero e passa nesta vida, só as tuas obras permanecem”. É importante frisarmos que Dona Ruth, apreciava muito a música clássica, dos grandes compositores da Humanidade, como Mozart, Vivaldi e Beethoven, prova indelével de um gosto refinado.

Era conhecedora profunda da história de Paulo Bento, mantendo viva em sua prodigiosa e lúcida memória fatos relevantes e contributivos na formação desta localidade desde os seus primórdios. Sendo constantemente fonte de informação para estas questões, aos estudantes principalmente.

Dona Ruth cultivava um patriotismo fervoroso, demonstrando um grande amor pelo Brasil, pela sua cultura multifacetada e as suas riquezas e belezas naturais ímpares.