Você está em: Home Icon Home Acessa Municipio Icon municipio Acessa História

História

title_hidden

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Por volta do ano de 1890, os irmãos Paulo e Manoel Bento de Souza, tomaram posse das terras localizadas entre o Rio Cravo e o Campo Erechim, sendo esta a mais antiga do Alto Uruguai Gaúcho, "a Posse dos Bentos" como era denominada.

Com a saída dos proprietários da posse, por volta do ano de 1915, a Companhia Particular de Colonização do Drº. Azambuja de Passo Fundo/RS, negociou-a. Passando a vender os lotes para o Governo e este para os Imigrantes oriundos da Europa e da Serra Gaúcha. No ano de 1910 chegaram os alemães, em 1918 os italianos, poloneses, russos, búlgaros e judeus, estes últimos em menor número.

No ano de 1928, em virtude de um grande vendaval ocorrido, aproveita-se para traçar  a futura Vila. O projeto foi executado por Torres Gonçalves. O primeiro nome dado a nova localidade foi Sede Cravo, mudando porteriormente para Paulo Bento, em homenagem ao proprietário da posse das terras que se localizava a área territorial deste Município.

A localidade de Paulo Bento é promovida a Vila no ano de 1934. Em 1938 é elevada a categoria de Distrito, e em 16 de abril de 1996, após realização de plebiscito é criado o Município. Entretando a instalação político-administrativa do mesmo ocorreu somente em 1º de janeiro de 2001, e a primeira eleição para Prefeito Municipal e Vereadores deu-se no ano 2000.

Clique no link para acessar o arquivo com histórico detalhado: http://www.paulobento.rs.gov.br/site/cidadao/page?pagename=programa&id=5