Atividades Pedagógicas da Consciência Negra

Data de Publicação: 21/11/2019

Atendendo a Lei Federal nº. 10.639/03 que determina a inserção do conteúdo de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares da Educação Básica Brasileira, bem como de acordo com a legislação Municipal. na data de dia 19 de novembro de 2019 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, deu continuidade ao projeto “Novembro, o mês da Consciência Negra”. Neste dia teve a colaboração dos professores André Ribeiro e Maurício A. de Oliveira, que desenvolveram as seguintes atividades: Oficina de recreação e palestra temática funcionando de forma simultânea; Oficina de Capoeira Angola; Apresentações de Capoeira e Maculelê. Estas atividades tinham como objetivo, partir da prática da capoeira juntamente com uma palestra temática, buscar levantar toda a sua história, cultura e filosofia para enfim trazer à tona todas as riquezas históricas e culturais, fazendo com que a capoeira contribua no bem estar social, resgatando o papel que sempre desempenhou ao longo de sua história: ser um elemento de resistência das populações discriminadas e excluídas.