Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Deliberações do Conselho Municipal de Educação de Paulo Bento

Data de Publicação: 26/12/2019

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Em Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação nas dependências da Secretaria de Educação na data de 20 de dezembro último, tratou-se a respeito da aprovação do calendário escolar para o ano letivo de 2020, a inclusão da língua inglesa na matriz curricular da Escolas Municipais e a aprovação do Documento Orientador do Território Municipal pertinente a Base Nacional Comum Curricular.

O Calendário Escolar visa definir as datas e início, término e recessos escolares para o ano letivo, obedecendo ao previsto na Lei, auxiliando na organização da escola. No Brasil, ele é definido a partir da legislação estabelecida em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), na qual há uma predeterminação de um tamanho mínimo para ser considerado aceito, de acordo com o inciso três da legislação que estabelece que: “A lei determina, como regra básica para a organização regular dos currículos anuais, uma carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar a serem cumpridos por todas as instituições de ensino que ofertam a Educação Básica.” O Calendário Escolar foi aprovado pelo Conselho, tendo em vista que obedeceu aos trâmites legais e primou pelos aspectos democráticos no que tange a sua definição. O início das aulas nas Escolas Municipais será em 17 de fevereiro de 2020, com encerramento em 16 de dezembro de 2020.

O Conselho também aprovou a inclusão da língua inglesa na matriz curricular das Escolas do Município. A Língua Inglesa com o Ensino Fundamental séries iniciais  e Educação Infantil em nosso município, faz-se necessário pois vivemos em um mundo globalizado e com fronteiras cada vez mais amplas, por isso é necessário compreender as diferenças culturais, assim como aprender a respeitar essa diversidade cultural a que somos expostos. A sociedade exige que se formem cidadãos que saibam lidar com estas diferenças e que tenham ampla visão de mundo. Sendo assim, existem muitos benefícios para o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. Objetiva-se que estudante desenvolva as seguintes habilidades: pronúncia da língua inglesa, despertar o gosto pela língua estrangeira e reconhecer a necessidade de entender uma segunda língua.

Foi apreciado e aprovado também a  instituição e a implementação do DOTMPB/2019 (Documento Orientador do Território Municipal de Paulo Bento) da Base Nacional Comumn Curricular, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica, nas etapas, Educação Infantil e Ensino Fundamental e suas respectivas modalidades, nas Redes de Ensino, públicas e privada, e nas Instituições Escolares do território municipal de Paulo Bento/RS.

O Documento Orientador do Território Municipal de Paulo Bento (DOTMPB/2019) resulta da mobilização, diálogo e análise da conjuntura Educacional do Município, onde pela primeira vez terá um documento padrão orientador, que além de contemplar todo o cabedal pedagógico Nacional para às áreas do saber, também priorizará a realidade local. O documento teve a sua construção pautada pela coletividade, foram realizadas reuniões de trabalho onde as equipes de cada educandário realizaram estudos para após comporem a parte textual. O DOTMPB/2019 é um instrumento orientador da revisão e reformulação do currículo das escolas do Sistema Municipal de Ensino e da Escola Estadual.

 

Daniel Marin

Presidente do Conselho Municipal de Educação de Paulo Bento.

 

Link para acesso à Resolução CME 07/2019 - DOTMPB/BNCC: http://paulobento.rs.gov.br/uploads/downloadarquivoscontroller/86/upload20191226105122.pdf .

Link para acesso à Resolução CME 06/2019 - Calendário Escolar: http://paulobento.rs.gov.br/uploads/downloadarquivoscontroller/85/upload20191226105032.pdf .

Link para acesso ao Parcer do CME 02/2019 - Língua Inglesa: http://paulobento.rs.gov.br/uploads/downloadarquivoscontroller/83/upload20191226104648.pdf .

Linpara acesso ao Parecer CME 03/2019 - DOTMPB/BNCC: http://paulobento.rs.gov.br/uploads/downloadarquivoscontroller/84/upload20191226104843.pdf .