Você está em: Home Icon Home Acessa Prefeitura Icon prefeitura Acessa Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

title_hidden

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

                                                          Histórico de Paulo Bento

         Por volta do ano 1890, os irmãos Paulo e Manoel Bento de Souza, tomam posse das terras localizadas entre o Rio Cravo e o Campo Erechim, a mais antiga do Alto Uruguai, a “Posse dos Bentos” como era denominada. Com a saída dos proprietários por volta de 1915, a Companhia Particular de Colonização do Drº. Azambuja de Passo Fundo negociou com eles e passou a vender os lotes para o Governo e este para os Imigrantes. Em 1910 chegaram os primeiros imigrantes Alemães, em 1918 os italianos, poloneses, russo, búlgaros e judeus em menor número.
         Em 1928, depois de um grande vendaval, Dr. Azambuja aproveita para traçar uma vila, o que facilitaria as vendas das terras, sendo que o projeto foi executado por Torres Gonçalves, contando com 12 quarteirões divididos em largas ruas e rodeados por 26 chácaras. O primeiro nome dado à localidade foi Sede Cravo sendo mudado posteriormente para Paulo Bento.
         Em 1934 a localidade é promovida à categoria de Vila. No ano de 1938, a então Vila passa a categoria de Distrito. A emancipação ocorreu no ano de 1996, porém a instalação político-administrativa do município deu-se somente no ano de 2001 com a primeira eleição para prefeito e vereadores ocorrida em 2000.
         O município está localizado geograficamente na região norte do Estado, a área territorial é de 149 km², com uma população de 2.186 habitantes segundo projeção do IBGE. A principal via de acesso é a RS 211 (asfaltada), Paulo Bento fica distante 18 km de Erechim, município pólo da região e aproximadamente 380 km da capital do Estado Porto Alegre. A economia baseia-se na agropecuária, merecendo destaque às culturas de: soja, milho, feijão, trigo, hortifrutigranjeiros; e a criação de: suínos gado (leiteiro e de corte) e aves de corte; a característica das propriedades rurais é o minifúndio. No aspecto econômico podemos enfatizar também o comércio pujante, e a indústria de transformação (papel higiênico), sendo que parte da produção industrial do município é destinada à exportação para os países do Mercosul.
         Paulo Bento conta com diversificados pontos turísticos tais como: a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Museu dos Imigrantes e o Monumento do Avião Xavante doado pela Força Aérea Brasileira, sendo estes localizados na Sede. O Perau Furado localizado no Interior, e diversas casas remanescentes do início do século XX de grande valor histórico cultural devido à arquitetura empregada nas suas construções, localizadas na Sede e no Interior do Município.

Área é de 148,05 km² representando 0.0551% do Estado,
0.0263% da Região e 0.0017% de todo o território brasileiro.

Ano de Instalação - 2001.
Microrregião - Noroeste Rio-grandense
Mesorregião - Erechim

IDHM 2010 (Índice de Desenvolvimento Humano) - 0,710

Faixa do IDHM - Alto entre 0,700 e 0,799.

População (ano 2010) – 2.196 hab.

Densidade Demográfica (hab./Km²) – 14,83

Esperança de vida ao nascer (ano 2010) - 76,49 anos.

Expectativa de anos de estudo - 10,29 anos.

% população em domicílios com energia elétrica em 2010 – 100,00
Distância à Capital: 380 km.
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Abaixo Link acesso Web Site Atlas Brasil com informações detalhadas do Município de Paulo Bento.

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/paulo-bento_rs