Você está em: HomeIcon Home Acessa SecretariasIcon Home Acessa Secretária Municipal de Assistência Social

Secretária Municipal de Assistência Social

title_hidden

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Dados da Secretaria

E-mail:social@paulobento.rs.gov.br Horario de Atendimento:07:45 as 17:00 Endereço: Av. Irmãs Consolata, 189, Centro

Membro(s) da Secretaria

Atividades da Secretaria

Secretária Responsável: Nilton Monteiro

Composição:

                    Servente
                    Coordenador do CRAS
                    Secretário Municipal
                    Motoristas Em Geral
                    Psicólogo
                    Assistente Social

Atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social:

                   - Programa Caprichando a morada: Este programa reúne famílias rurais que foram contempladas com construção ou reforma de residências com recursos federais. Realizam atividades que visam a melhoria de suas propriedades e seu bem-estar, com encontros mensais, tendo como principal parceiro a ASCAR/EMATER.
                   - Benefícios eventuais: São disponibilizados alimentos, auxílio funeral e campanhas de agasalhos aos mais necessitados.
                   - Apoio a entidades: É disponibilizado lanche e espaço físico para grupos de idosos, além do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no CRAS. Confecção e impressão de convites para festividades das entidades.
                   - Conselho Tutelar: suporte a manutenção e funcionamento do mesmo.
                   - MEI – Microempreendedores Individuais: Apoio para a manutenção dos serviços, como abertura, manutenção e emissão das guias de recolhimento da Previdência Social.
                   - Perícias no INSS: agendamento e transporte de munícipes que não possuem meios para se deslocarem até a agência da Previdência Social.
                   - Habitação de Interesse Social: orientação e intermediações, a fim de, agilizar o processo do enquadramento a construção ou reforma de moradias.
                   - Atendimento individualizados: orientações, encaminhamentos, individual e familiar, de demanda espontânea, busca ativa e determinações judiciais.
                   - Principais eventos do ano: Dia da mulher; Dia do Município; São João; Desfile cívico de 07 de setembro; Semana Farroupilha e Conferências Municipais.
                   - Manutenção do Cadastro Único: orientação, entrevista, cadastramento e atualização cadastral de todos munícipes beneficiários de programas sociais, inclusive de todos que frequentam o CRAS.

Atividades desenvolvidas no CRAS Casa das Famílias de Paulo Bento:

                   - Programa de Atenção Integral a Família – PAIF: Abrange o grupo de beneficiários do Programa Bolsa família e Pessoas com deficiência - PCDs, com encontros semanais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que abrange:

                   - Oficinas de música: Desenvolvem-se oficinas de música, sendo no turno da manhã em torno de 07 crianças e a tarde mais 18 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
                   - Atividades físicas: duas vezes por semana é disponibilizado atividades esportivas, dentre elas o futsal, para essas crianças/adolescente. Frequentam regularmente em torno de 10 pessoas.
                   - Culinária: este curso é disponibilizado para um grupo do interior em uma tarde e em outra para as mulheres da cidade. Atende-se em média 25 pessoas por semana.
                   - Artesanato: toda semana é atendida uma comunidade do interior que vem até o CRAS. Há grupo de comunidade com mais de 15 participantes, outros menores. Também na cidade tem o mesmo número de mulheres que fazem atividades.
                   - Oficinas de informática: consiste no ensino de conhecimentos básicos de informática. Em torno de 45 pessoas frequentam semanalmente as atividades.
                   - Para os participantes das atividades de música e atividades físicas, são servidos almoço três vezes por semana. Para todos os participantes das atividades é servido lanche. Em cada semana regularmente passam mais 170 pessoas no CRAS, sem contar as atividades mensais do caprichando a morada e da reunião de idosos.

 

LOCAIS DE ATENDIMENTO:

                  Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social: junto ao Centro Administrativo Municipal,1° andar, depois do mural de avisos.

                  CRAS: Rua São José, 39, Centro, CEP: 99718-000

                   HORÁRIOS: de segunda a sexta-feira das 7:45 – 12 horas e 13:15 – 17 horas

                   CONTATOS: Prefeitura telefones (54) 3613-0075/0092/0095, Secretaria ramal 215 - CRAS ramal 236/237