Você está em: Home Icon Home Acessa Notícias Icon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Fogo Simbólico da Pátria marca abertura da Semana da Pátria em Paulo Bento

Data de Publicação: 22/08/2025

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, Paulo Bento recebeu o Fogo Simbólico da Pátria junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo, dando início oficialmente às comemorações da Semana da Pátria no município. Esta é a 88ª edição da Corrida do Fogo Simbólico, organizada pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.

A solenidade de abertura contou com o hasteamento dos pavilhões: o Prefeito Evandro Baratto hasteou o Pavilhão Nacional; o Coronel da Reserva da Brigada Militar e Presidente da Liga da Defesa Nacional do RS, Ataíde Moraes Rodrigues, o Pavilhão Estadual; o Vereador Mateus Pompermaie, o Pavilhão Municipal; e a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Gabriela Mariga, hasteou o Pavilhão da Escola.

Em seguida, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, com a participação de autoridades, professores, estudantes e comunidade.

O evento destacou a presença do prefeito, representante Legislativo, professores, estudantes, Brigada Militar, secretários municipais e representantes da Liga da Defesa Nacional, entre eles o Cel RR Ataíde Moraes Rodrigues (coordenador), a 1ª Tenente Feminina RR Magali Terezinha Lima Rodrigues, o Sargento RR Luis Carlos Ribeiro Ferreira e o Sd PM Daverson da Rosa Arce.

Temas da Semana da Pátria 2025

Neste ano, o tema nacional homenageia o bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, último imperador do Brasil, cujo reinado (1840-1889) marcou avanços políticos, sociais e econômicos para o país. O tema estadual celebra a história do Grêmio Náutico União, fundado em 1906, clube que esteve na origem da criação da Corrida do Fogo Simbólico, inspirada nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. A centelha do fogo simbólico foi conduzida até a Escola Municipal Valério Schillo, onde foi acesa.

Na ocasião, o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, coordenador da Liga, e o Prefeito Evandro Baratto fizeram uso da palavra, ressaltando a importância do patriotismo e da preservação da memória histórica do Brasil. O ato cívico foi encerrado com a execução do Hino Rio-Grandense, reafirmando o espírito de respeito, união e amor à Pátria.